_Programa de Cidadania Corporativa Resolution | Corrente do Bem
31.12.10
_O que é
A Corrente do Bem tem como princípio formar elos de solidariedade entre as pessoas. Através da rede de relacionamentos da Resolution (parceiros, colaboradores, clientes, amigos, familiares etc.), conseguimos juntar forças e recursos para ajudar o próximo.
Abrigando um elenco de várias ações, que vem sendo desenvolvidas à várias Instituições desde o final do ano de 2002, atualmente a Corrente do Bem atua mais diretamente focada na Pequena Casa da Criança de Porto Alegre/RS.
Nossa atuação na Pequena Casa visa a diminuir as dificuldades e amenizar os problemas que as crianças enfrentam, tais como melhores recursos para os estudos, redução do frio, educação e lazer. Nosso relacionamento cresce e busca indicadores concretos de melhorias na qualidade de vida e ensino para a gurizada.
Sistemicamente, acontecem reuniões entre a Resolution e a Pequena Casa, onde as principais necessidades da Escola são levantadas. A partir disso, é traçado o Planejamento da Corrente do Bem para as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Desta forma conseguimos ajudar de forma mais constante, consistente e integrada a criançada!
_Uma história sendo construída
Tudo começou na virada de 2002 para 2003, quando utilizamos o montante ganho no Prêmio Editorial Sebrae-RS para doar uma cadeira de rodas para Letícia, uma menina na época com 10 anos, que estava na lista de espera da AACD, seccional do RS. O sorriso de gratidão dessa criança e de sua mãe mexeu com cada um de nós.
Com isso, iniciamos a nossa discussão sobre a possibilidade de darmos continuidade nessas ações assistenciais. Então, em maio de 2003, iniciamos a nossa própria Campanha do Agasalho. Envolvemos todos os membros da equipe, familiares, amigos e vizinhos do nosso prédio comercial. O resultado foi um sucesso, pois conseguimos dar o primeiro passo na nossa caminhada. Arrecadamos várias sacolas de agasalhos, que foram doados para a SPAAN e para o Instituto Espírita Dias da Cruz, ambos de Porto Alegre/RS.
Achávamos que com essas doações sentiríamos o máximo em termos emoção, foi na Páscoa de 2004 que a alegria transbordou de dentro de cada um de nós!
Realizamos uma campanha que visou a arrecadar volume financeiro para proporcionar uma grande celebração com a meninada da Pequena Casa: foi a Páscoa da Resô, uma ação entre amigos que foi compartilhada com a nossa rede de relacionamento.
Com os recursos arrecadados, conseguimos adquirir e montar ninhos de páscoa para as mais de 180 crianças da Pequena Casa da Criança. Contamos também com a preciosa doação feita pela Neugebauer, que aderiu à campanha e ajudou a “engordar” os ninhos. Não há palavras que expliquem o sorriso de cada criança ao receber uma cesta com doces e chocolates de uma coelhinha.
No próprio dia da doação na Páscoa, ficamos sabendo que muitas dessas crianças chegam na escola de chinelos de dedo. Não podíamos deixar o sorriso daquelas crianças ser trocado por uma expressão de tristeza e frio. Por este motivo, no inverno de 2004, dando continuidade às ações de Cidadania Corporativa, lançamos o projeto Corrente do Bem…
Através de uma iniciativa inédita e ousada, disponibilizamos em nosso site uma “Corrente do Bem”, onde cada pessoa poderia acessar e adotar uma das crianças. Essa campanha buscava arrecadar recursos para aquisição de tênis e meias para a criançada, aproximadamente 220, entre 4 e 6 anos de idade da Pequena Casa. Para este projeto, contamos com o apoio da Calçados Bibi (fabricante gaúcha de calçados infantis), a qual nos disponibilizou calçados a serem vendidos pelo preço de custo.
Para nossa surpresa, a adesão foi imensa, o que demonstrou a confiança que nossos amigos e clientes depositaram nas pessoas que trabalham na nossa Empresa. Acima disso, porém, podemos entender também a reserva de bondade que habita em grande parte das pessoas que possuem algum recurso e que, no fundo dos seus corações, estão dispostas a fazer conosco um mundo melhor.
Seguiram aí iniciativas de prestação de serviços voluntários junto a AACD e na própria Pequena casa, bem como doações diversas para estas entidades que nos cercam. Junto a AACD, por exemplo, prestamos um trabalho voluntário, na nossa área de atuação – recursos humanos. Foi um projeto estratégico de estrutura de cargos, que ajudou a Instituição a se reestruturar, e assim, atender melhor as suas crianças.
De lá para cá, a Corrente só se fortaleceu…